0

Dietas equilibradas, com a presença de fibras, podem aumentar a longevidade e a qualidade de vida

Para manter uma alimentação saudável, é preciso haver certa responsabilidade na hora de escolher os alimentos, afinal, é necessário saber exatamente o que eles oferecem em vitaminas e nutrientes.

Neste conteúdo, vamos abordar as substâncias componentes dos tecidos vegetais, mais conhecidas como fibras, que podem ser encontradas em diversos alimentos que ingerimos no nosso dia a dia.

A importância das fibras

As fibras são componentes vegetais que não são absorvidos pelo nosso organismo, mas são extremamente importantes para o seu bom funcionamento.

Como nosso organismo não possui enzimas capazes de digeri-las, a fibras passam direto, auxiliando assim no trâmite intestinal e evitando aquela sensação de intestino preso, além de favorecerem as bactérias boas do nosso intestino, proporcionando o aumento da imunidade.

Elas também possuem outras importantes funções no nosso organismo, principalmente por serem substâncias capazes de controlar a glicemia e reduzir o colesterol.

E para aquelas pessoas que estão com o intuito de emagrecer de forma saudável, como bônus, as fibras podem ser grandes aliadas, pois ela provoca uma sensação de saciedade.

É importante destacar que as fibras só conseguem cumprir corretamente o seu papel no organismo se ela for ingerida junto com água, por isso, uma boa hidratação é indispensável.

Fibras solúveis x insolúveis
Não é todo mundo que sabe, mas as fibras são divididas em duas categorias: as solúveis e insolúveis, podendo ser encontradas em diferentes tipos de alimentos. E ambas desempenham funções indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.


As fibras solúveis são encontradas principalmente nas frutas, hortícolas, leguminosas e aveia. Elas são capazes de formar um gel quando misturadas com água, aumentando o tempo de absorção dos nutrientes, ajudando a diminuir os níveis de colesterol e glicemia sanguíneos e ainda auxiliando na saúde da microbiota intestinal.


Já as fibras insolúveis, são encontradas na maioria das hortaliças, como alface, rúcula e agrião, e também em cascas de frutas, nabo, brócolis, pimentão, linhaça, grãos e cereais integrais.


No organismo, as fibras contribuem para o aumento do volume e fluidez das fezes e da motilidade intestinal, atuando como laxantes naturais.
Outros benefícios proporcionados pelas fibras insolúveis, é que ao melhorar a obstipação intestinal, elas ajudam no combate de complicações secundárias, como hemorroidas, diverticulose e outras patologias intestinais.


Dica bônus: alimentos para compor na dieta


  • legumes crus ou cozidos no vapor;
  • vegetais como brócolis e repolho;
  • aveia em flocos;
  • gérmen de trigo, que pode ser adicionado a hambúrgueres, almôndegas e panquecas;
  • frutas com bagaço e semente ou casca, como mamão, laranja, pera e maçã;
  • cereais.


É importante ressaltar que ao adicionar as fibras à sua dieta, é necessário tomar alguns cuidados. Isso porque, o aumento repentino ou excessivo de fibras podem causar flatulências, conhecidas como gases. É indicado que o consumo seja feito de forma gradativa, com um consumo de 25 gramas diárias, e sempre acompanhada de muita água.


Outra coisa importante é evitar o consumo de cereais refinados como fubá, amido de milho, polvilho, arroz branco polido e farinha de trigo refinada.


Viu só como as fibras têm um papel importante na nossa saúde? Busque uma alimentação equilibrada para seguir uma vida saudável.


Aqui no Celeiro Quântico você encontra uma variedade de vitaminas disponíveis para melhorar a sua saúde. Entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp!

Leave a Reply